CURRÍCULO DO CORUTIB


O Grupo Coral da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (CORUTIB) é  um  projeto, criado pela Câmara Municipal do Barreiro em 4 de Abril de 2003, sob a direcção da Maestrina Olga Panchenko. Tendo iniciado o seu percurso com 26 elementos, o coro conta actualmente, com cerca de 40 coralistas, de ambos os sexos, distribuídos por sopranos, mezzo sopranos, contraltos, contraltos II, tenores, barítonos e baixos e integra professores e alunos que frequentam a Universidade.


 O seu repertório, que conta já com mais de 40 peças, integra trechos de autores portugueses e estrangeiros, abrangendo diversos géneros musicais, interpretados “a capella” ou com acompanhamento instrumental e de solistas. A sua actividade prende-se essencialmente com a aprendizagem de técnicas vocais, teoria musical, postura de grupo e procura de sonoridade própria.


Volvidos oito anos de atividade (anos letivos), o coro conta já, no seu percurso, com mais de 100 atuações em várias localidades do país (Barreiro, Almada, Lisboa, Setúbal, Palmela, Moita, Fátima, Beringel, Crato, Albufeira, Vieira do Minho, Braga, Ponte de Sor, entre outras). Para além de ser presença regular nas atividades da UTIB e em vários eventos festivos da Cidade do Barreiro, o CORUTIB participou já em encontros internacionais como é exemplo o XII Encontro Internacional de Coros de Palmela e o VIII Encontro de Coros Universitários em Braga, Encontro de Coros  de Miranda do Corvo.  Ainda no meio académico destaca-se a participação no IX Festival de Tunas Femininas da Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. É de destacar ainda a participação, em directo, na abertura de uma das transmissões do Programa Portugal Sem Fronteiras, na RTP 1.  Os naipes Masculinos participaram a Convite da TVI na Gala do Final de  Ano  actuaram como  Coro do  cantor Miguel Gameiro  (Dá-me um Abraço).  O Coro participou no Projeto ”Oficina de José Saramago” incluindo no repertório o  Poema  “Ergo uma Rosa” de José Saramago  com harmonização da Maestrina Olga Panchenko.


 

Sem comentários: